Uma das maiores queixas de sempre dos jogadores de jogos baseados no motor HL sempre foi a questão das hitboxes. Tiros que acertam mas que não matam, balas de borracha, etc…

Esse problema nota-se sobretudo em jogos onde a acção é mais rápida (NS, TFC, DoD…) e tem pairado pelas diversas comunidades destes jogos há bastante tempo.

A comunidade de NS (talvez aquela onde se nota mais o bug, fruto das velocidades atingidas pelos jogadores) levou então a cabo um conjunto de experiências com alguns dos programadores do Mod e afirma ter descoberto a origem do bug.

Os testes demonstram que, num server de X slots, o jogador número X será bastante mais difícil de atingir, uma vez que a sua hitbox se move à frente do seu modelo. Isto pode ser verificado através do comando “status” na consola. Assim, num server com 10 slots, o jogador que aparecer em 10 no status de um server “sofrerá” deste bug.

Isto pode originar a que os outros jogadores pensem que o atingiram quando na verdade não o fizeram e até a suposições de cheats. O pior foi quando os que se encontravam a levar a cabo os testes decidiram experimentar o bug noutros mods e descobriram que, afinal, não era bug do NS mas que, afinal, se centrava no próprio motor do HL.

A análise encontra-se bem documentada com imagens num post feito por um dos programadores de Natural-Selection e espera-se que venha a chamar a atenção da Valve para a sua correcção.

O texto pode ser consultado no endereço Aqui