O recente anúncio da CPL sobre a data em que se iria realizar a sua “Summer Championships” apanhou a comunidade mundial de surpresa, mas será mesmo uma decisão inocente?

Na recente deslocação do Fraglider™ a Londres, um dos jogadores portugueses que se encontrava em competição, questionou se seria o CS:S o jogo que em que as competições se iriam disputar, acreditando apenas que a WCG iria adoptar esta versão, o que motivou um certo sorriso por parte dos elementos presentes do Fraglider™, pois já sabia-mos que existia a forte possibilidade de a CPL anunciar esta versão como a futura em competição.

Mas perguntam-se vocês o que é que esta decisão tem a ver com as datas escolhidas?
A ESWC estava a estudar a possibilidade de disputar a sua final mundial em CS:S, mas tal como nós defendíamos, esta passagem para CS:S deveria ser feita de forma transitória, e alguns dos membros do “Strategic Board” estavam a pensar fazer os seus qualificadores em 1.6 até as ferias da Páscoa, e depois se o CS:S já se apresentasse bem implementado na comunidade, aí sim fazer a transição, mas sempre com a condição de avisar as respectivas comunidades nacionais que isto iria acontecer.

Ora parece-me a mim que a escolha das datas por parte da CPL não são inocentes, primeiro porque já há muito tempo que eles sabiam que a ESWCse iria realizar entre 5 e 10 de Julho, depois porque um dos main sponsors das duas competições (NVidia) está em permanente contacto com as duas empresas, sendo ela a responsável pela escolha do parceiro norte-americano da ESWC, e por ultimo a disponibilidade que a CPL demonstra em ajudar a ESWC a mudar a sua data, mas nunca fala em mudar a data da sua própria competição. Relembro aquilo que muita gente está a confundir e ou, a esquecer: o Prize-Money da ESWC é superior ao da CPL, que apenas irá atribuir $USD 200.000 para CS:S, DOD e WC3, o $1,000,000 CPL World Tour é para painkiller e não o Prize Money da “CPL Summer Championships”.

A escolha da versão CS:S é arriscada, então porque não tentar pressionar o outro grande torneio a nível mundial a antecipar a sua competição em cerca de 2/3 semanas e ver como é que vai correr o seu torneio de CS:S, ver onde corre mal, ver o que tem de ser alterado e ainda ter mais um grande evento mundial a pressionar a Valve para acelerar o desenvolvimento do CS:S , coisa que está a fazer de uma forma descontraída e compassada? Angel Muñoz não é nenhum novato nestas andanças, por isso esta decisão parece-me a mim premeditada e faz-me relembrar a velha guerra Europa – USA que já se deu em 2003 aquando dos tours da mesma CPL no velho continente.

A realidade é que a ESWC foi na opinião de muita gente o melhor torneio de 2004, e para 2005 vai ser ainda maior e com prémios de jogo ainda maiores, será que a CPL se sente ameaçada? E agora como ficam os sponsors Nvidia e INTEL que são comuns as duas organizações, será que vão ter de escolher, ou vão-se dispersar pelos dois eventos? Aqui a CPL parece-me que os está a encostar a parede, pois não vão poder passar a melhor mensagem aos “gamers” se tiverem a sua “máquina” dispersa pelos dois eventos, a mensagem será: Estão connosco ou com eles? E como ficam os parceiros nacionais das duas competições? Irão eles também ter de escolher entre um ou outro? Aqui parece-me obvio que uma escolha terá de ser feita, as estruturas das organizações nacionais, ainda não permitem enviar varias equipas de “E-Sports” a continentes diferentes.

Mas a decisão de Matthieu Dallon faz-me ficar confiante no futuro da ESWC, ao não recuar perante a chantagem da CPL, mostra que a ESWC está forte e confiante no futuro e ao contrario do que Angel Muñoz diz, a ESWC já tem planos muito para além de 2006.

Por ultimo, os “gamers”. Na minha opinião são os grandes prejudicados com esta decisão. Mas para algumas equipas, nomeadamente de países fortes é a oportunidade ideal para vencerem uma grande competição, pois só terão de escolher o jogo que os eternos candidatos a estas vitórias preterirem, aumentando assim a sua possibilidade de sucesso.

Agora cabe-vos a vocês “gamers” escolherem: CS 1.6 ou CS:S