Poucos minutos após a apresentação oficial da Equipa de Painkiller dos 5G (PDF), onde se fala na passagem pela CPL World Tour, lançamos uma i-view feita ao capitão Skew e ao “famoso” 9º lugar da WCG, Hypno.

Fraglíder: Boas tardes Skew e Hypno. Antes de mais apresentem-se para quem não vos conhece.

Skew: Hey, sou o Nuno Marques, tenho 17 anos,sou estudante e estou a tirar o 12º ano, moro no Porto, começei a jogar competitivamente desde o lançamento de ut2003 com a entrada nos Elements, e de momento sou jogador de ut2004 e capitão da squad de Painkiller dos 5 Giants.

Hypno: Boas, para quem nao me conhece o meu nome é Gaspar Machado, tenho 17 anos, estou neste momento a tirar o 11º ano, resido em Almada e comecei a jogar Unreal Tournament à cerca de 5 anos, competitivamente desde 2003, com a minha entrada para o clan Elements que mais tarde se fundiu com o clan Haemorrhage (no qual eu já permanecia mas em UT1, não UT2003), neste momento estou a jogar UT2004 (TDM e 1on1) e Painkiller (1on1) pelos 5Giants.

Fraglíder: Os 5G são um projecto bastante recente que me parece muito ambicioso. Quais as são os vosso projectos para o futuro?

Skew: O nosso objectivo principal é destacar Portugal mundialmente em Unreal tournament 2004 e Painkiller, tentando alcançar resultados que nenhuma outra equipa ou jogador português tenha conseguido, servindo talvez de modelo para outras equipas portuguesas.

Fraglíder: Falando em destacar Portugal mundialmente… Hypno, conta-nos um pouco da tua experiencia na WCG… Melhor que o esperado?

Hypno: Hmm, o meu objectivo inicial era conseguir alcançar o Top8, mas esse objectivo infelizmente não foi cumprido, fiquei-me pelo 9º lugar, contudo houve uma serie de problemas quanto ao facto da ausência de practice room, a maioria dos players com quem tive contacto tiveram acesso à BYOC (espaço onde a maioria dos players alugava computadores para treinar, ou até levar o seu próprio) mas no meu caso, isso não foi possível, devido ao facto da coligação portuguesa não me ter ‘pago’ o aluguer do computador. O que me deu uma inactividade de cerca de 3 dias e sem a possibilidade de treinar em LAN com os melhores players do mundo. Sendo honesto isso revoltou-me bastante mas depois lembrei-me que estava em Portugal e reflecti um pouco, de qualquer maneira perante estas condições penso que o meu 9º lugar, apesar de tudo, foi gratificante.

Fraglíder: A ida à CPL World Tour, além de ser uma responsabilidade é uma forma de se mostrar o que de bom há por cá. Quais as vossas metas pessoais?

Hypno: No meu caso a minha meta passa sempre por Top10/Top8 e mesmo que isso não seja concretizado, mostrar o valor do gaming em Portugal ao máximo, porque na realidade internacionalmente, Portugal ainda não passa de mais um país com jogadores medíocres e ligações/suporte/etc. idem.

Skew: Na minha opinião enquanto maior a confiança que os managers dos 5 Giants depositam em nós, melhores resultados vamos obter, no meu caso com devido treino creio que posso alcançar o top 8.

Fraglíder: A escolha de PK para a WT não foi propriamente das mais consensuais, e parece-me que a vertente multiplayer do jogo em si foi um flop com alguma projecção devido a esta escolha… Concordam? Ou esta é a opinião de quem não está por dentro?

Hypno: Na realidade concordo inteiramente contigo, o Painkiller em termos competitivos comparado com o UT2K4 encontra-se realmente cru e primitivo, mas a escolha foi decidida e nada podemos fazer sobre tal, o que me revolta realmente muito e a grande percentagem da comunidade de hardcore fps gamers que levam isto minimamente a serio.

Skew: Acho que todo o mundo estava à espera de Unreal Tournament 2004, sendo o jogo mais profissional e bug-free na vertente 1on1, que existe de momento, Painkiller era um jogo com uma comunidade muito reduzida, e com imensos defeitos na vertente multiplayer, depois na press-release da CPL veio-se a saber que as razões que Ut2004 não tinha sido escolhido, era por causa da mudança de publishers, que assim não iam publicitar devidamente o jogo/torneio, mas após o Painkiller ter sido escolhido como jogo oficial, os jogadores de ut2004, fizeram um abaixo-assinado via-online ( petition online) que arrecadava com mais de 700 comentários de pessoas diferentes apenas num dia, sendo 700 pessoas uma comunidade 7 vezes maior que a de painkiller. Em relação a nós após algumas discussões decidimos experimentar o jogo, acabamos por achar que o jogo poderia melhorar com as suas seguintes versoes ( battle out of Hell e Black edition) e começamos a treinar para a world tour.

Fraglíder: Sabe-se que a comunidade de UT é, provavelmente, a 2ª maior comunidade nacional de jogadores on-line. Do ponto de vista de competições, seja on-line, ou on-lan, há muita oferta?

Skew: On-lan realmente há muita oferta, o que não há é a devida publicidade e ainda mais importante, não existe uma pré divulgação dos prémios, que é publicidade grátis. Com a devida divulgação dos prémios, atrai mais pessoas para não só o evento em si, mas também para o jogo, e acho que é isso que falta para a comunidade de ut crescer. On-line há muita competição mas é só internacional (Clanbase /Esl)onde Portugal por enquanto não pode alcançar bons resultados devido às suas más ligações como o Hypno disse previamente, e assim resulta no desinteresse/abandono de ligas internacionais online.

Fraglíder: Já agora, e quase a terminar, como descreveriam a comunidade de UT? Unida? Cada um por si? Joga-se por jogar, excepto meia dúzia?

Hypno: A comunidade de UT é bastante unida, já fiz centenas de amigos, centenas de oportunidades surgiram, centenas de situações engraçadas em LAN’s, etc
No entanto existe um mutator, o mais jogado online de momento (Instagib, UT99) mas que não tem qualquer tipo de atenção por parte de Sponsors, torneios em LAN tal como WCG, ESWC, etc. em que a comunidade infelizmente não se dá realmente bem, talvez por isso nunca dei o mínimo de interesse a esse tipo de jogo, porque para mim UT99 Instagib, não pertence à família UT, é como se fosse outro jogo, totalmente diferente e sem o mínimo skill/interesse na minha opinião.

Fraglíder: Muito obrigado por terem feito esta entrevista, boa sorte para o vosso projecto e para terminar mais algumas palavras que queiram dizer?

Hypno: Quero agradecer a todos os que tiveram paciência para ler esta entrevista, quero agradecer a toda a gente que me tem apoiado e que me apoiou na WCG, à minha familia, aos meus irl friends, a todos, todos os que me têm acompanhado e que me têm dado força para continuar e no que realmente me custava acreditar, vencer! Um especial obrigado ao Fraglider e a ti XFaktor por esta entrevista, vemo-nos por aí 😉

Skew: Quero agradecer aos 5Giants.EkoLan e à Oninet por nos darem todas as condições que precisamos para nos destacarmos mundialmente, aos outros membros da squad de UT porque sem eles não éramos o que somos hoje aka Psykiller,Thunderbolt,Neutro e Giggs, e finalmente ao Fraglider , e em especial ao XFaktor pelo interesse que ele mostra pela comunidade e pela entrevista.