Segundo uma noticia publicada no site da C|Net News a Microsoft está a usar o jogo Halo2 com o intuito de descobrir e punir todos aqueles que “chiparam” a sua consola, banindo-os do serviço Xbox Live.

Um representante da Microsoft não especeficou que medidas adicionais foram tomadas relativamente ao serviço Xbox Live depois do lançamento de Halo 2. Dizendo apenas “Microsoft listens carefully to the Xbox Live community and reserves the right to take steps necessary to preserve the integrity of the user experience, our goal is to provide our users with secure, consistent and fair online game play. Users are not permitted to manipulate the system to the detriment of others.”

Inicialmente as medidas anti-hacker tomadas pelo Xbox Live estavam focadas na BIOS da consola, de modo a que houvesse a certeza que estava a correr software original. Mas como essas medidas foram facilmente ultrapassadas por hackers, foram feitos updates a este serviço antes do lançamento de Halo2, pelo que é descrito, agora até o disco rígido que apresente uma capacidade de armazenamento maior que 8 e 10 GB, que foram distribuídos originalmente com a consola, são verificados e servem de pretexto para cancelar o uso do serviço.

Fica desde já o aviso a todos aqueles que por um motivo ou outro decidiram aderir a estas práticas ilegais de modificação da consola.