O jogo Ford Racing 3 é um dos de mais jogos de simulação de carros que existem, com a particularidade de ser da Ford, com a possibilidade de guiarem carros desta marca, e como nos diz a capa do jogo: “Vem guiar o carro dos teus sonhos”.

Este jogo tem um leque muito alargado de carros, desde os carros antigos até às criações de hoje da Ford, tal como o “28 Model T” até aos diversos “Mustangs”. Esta é a terceira série do jogo Ford Racing, onde pela primeira vez, poderemos conduzir veículos europeus, tais como: Capri, Escort, Cosworths, Racing Puma, Sierra RS500, entre muitos mais.

O jogo oferece 26 pistas sumptuosamente detalhadas, com cenários interactivos, como estradas, trilhos, pistas ovais, etc. O objectivo mais desejado é sem dúvida a conquista de pistas e sucessivamente a conquista de campeonatos, para assim, obtermos mais carros e pistas, do que aquelas que nos dão no inicio de cada jogo. Este método não é novo, pelo qual muitos jogos usam-no, e ao qual este jogo não poderia fugir á regra.

Desenvolvimento:

A Empire Interactive mostra-nos no começar do Ford Racing 3, um vídeo ilustrativo daquilo que nos espera este jogo, como uma diversidade de carros, de pistas, assim como a pormenorização de todas as coisas que o podem ser. Podemos desfrutar ainda do inovador modo de Competição Ford, com 14 campeonatos únicos.

Ao entrar no jogo, é nos dada a possibilidade de criarmos um “profile”, onde podemos escolher o nosso nome, e o modo de escolher as mudanças, ou seja, a possibilidade de guiarmos um carro de modo automático ou manual. Na verdade, é que podemos escolher até três “profiles”, gerando assim a oportunidade de obtermos mais do que uma opção quando vamos jogar, ou então na eventualidade de jogarem mais do que uma pessoa o mesmo jogo, é muito útil.

Depois de entramos no jogo temos a escolha de diversas opções, tais como: Quick Race, Single Player e Multiplayer. No modo Quick Race podemos apenas experimentar de forma aleatória, carros e pistas, tirando assim o máximo proveito de alguns carros e pistas, que só poderíamos ter acesso no caso de conquistas de campeonatos, por isso, é que de alguma maneira o jogo neste aspecto não fica muito aborrecido, pelo simples facto de podermos recorrer a este modo quando apenas queremos conduzir um pouco, o carro dos nossos sonhos. O objectivo é simples, conquistar somente o primeiro lugar em cada corrida.

As competições estão no modo Single Player, onde podemos encontrar três tipo de competições diferentes: a “Ford Comeptition”, a “Ford Challenge” e a “Ford Collection”. A “Ford Competition” permite-nos competir séries de campeonatos, em que ao ganhar essas mesmas provas, permite-nos coleccionar carros e pistas para a nossa colecção Ford. Começamos pelo nível mais fácil, acabando no nível mais difícil. Poderemos encontrar provas do género: Focus vs GT, Rally vs Trucks, Classic Competition, etc, até terminar na prova, The GT World.

A segunda competição tal como a primeira, permite-nos a conquista de várias pistas para a nossa colecção Ford, onde teremos que ganhar as pistas, com carros mais fracos, teoricamente. Em cada selecção do carro que queremos, está uma pista definida, e também três marcas que simbolizam os níveis que já ganhamos: fácil, médio e o difícil.

Na “Ford Collection” podemos criar os nossos próprios desafios, usando veículos, camiões e tipo de corridas que já coleccionamos até ao momento. O único objectivo em ganhar as corridas são os carros que podemos juntar à nossa colecção, pois a cada prova, já está um carro predefinido.
Como em todos os jogos, o que nos faz realmente viciar é ser melhor que os outros, em que neste caso, o desbloqueio de carros e competições é o primeiro alvo, mas aquilo que nos faz realmente ficar feliz e motivado com o jogo, são os troféus e os recordes. Pois é, neste jogo temos a opção “Driver Details”, onde poderemos ver todos os nossos recordes nas determinadas pistas, assim como os de mais prémios conquistados nos campeonatos até ao momento.

No modo Multiplayer temos duas opções: jogar entre duas pessoas, com o ecrã subdivido para ambas as partes, mas onde a selecção de carros e pistas está dependente da sua conquista nos respectivos campeonatos que o jogo oferece. Eu experimentei este modo como é óbvio, mas aconselho a não jogarem ambas as pessoas no teclado, pois a barafunda é que irá reinar. Temos ainda a preferência de escolher diversas formas de competição, mas algumas estão bloqueadas, ou seja, estão procedentes de algumas conquistas nos campeonatos. A segunda opção é nada mais, nada menos, do que disputar uma corrida com outra pessoa, através de um IP, ou através de uma Lan House.

Conclusão:

Para quem quiser um bom jogo de simulação de carros, com uma diversidade alargada de marcas da Ford, actuais ou até mesmo mais antigas, assim como inúmeras pistas em diversos cenários diferentes, como terra, neve, cidade, etc, este jogo é para si. O objectivo é o comum a todos os jogos deste tipo, onde melhorar a nossa condução, onde sermos eficazes, é sinal de mais e melhores carros, assim como campeonatos. O jogo não se torna mórbido por não ser tão cansativo, devido às diversas opções, que nos são oferecidas nas competições.

A jogabilidade do Ford Racing 3 está muito simples de ser compreendida, muito simples de ser conduzida, com alguns minutos de jogo. Por vezes, alguns jogos perdem o seu interesse por isso, por não nos integrarmos com a condução dos carros, onde neste caso isso não acontece.

Em termos gráficos, o jogo está espectacular e conta com inúmeros ambientes de corrida, todos eles lotados de vida. É sem dúvida, uma boa aposta para quem gosta de jogos de corridas, e um must-have para quem aprecia a marca de Henry Ford.

O som já se encontra mais enquadrado no tipo de jogo em questão, pois a música de fundo é algo agradável e não muito pesada, e durante o jogo ouvimos barulhinhos que nos deixam empolgados, tais como: o estalar do cano de escape, a introdução de uma nova mudança, a derrapagem do carro, etc.

Em termos de originalidade não podemos exigir muito deste tipo de jogo que já conhecemos, onde alguns aspectos nas competições e a variedade de opções, nos fazem sentir com que este jogo seja agradável de se seguir.

A longevidade do jogo está distante de ser curta, pois a diversidade de campeonatos e carros, fazem com que percamos uns bons tempos a jogá-lo.

Jogabilidade: 7
Som: 7
Gráficos: 7
Originalidade: 6
Longevidade: 7

Nota Final: 7

Produtora: Razorworks
Editora: Empire Interactive
Editora Nacional: Infocapital
Género: Corridas

Especificações do Sistema:

Mínimas: Windows 98/ME/2000/XP, PIII 800 MHz, placa gráfica de 32 MB compatível com o DirectX 9, 128 MB RAM, DirectX 9.

Recomendadas: Processador de 1 GHz, placa gráfica de 64 MB compatível com DirectX 9, 256 MB RAM.

Mais Screenshots.

Análise por: Tiago “h0bbit” Mano