Muitos conhecem pouco sobre o Starcraft original e sua scene na Coreia do Sul e por isso decidi escrever este resumo não só como uma introdução ao Starcraft para alguma pessoas mas também para aqueles que jogam Starcraft II e que talvez não saibam a história do que veio antes.

O Starcraft

Lançado em Março de 1998 e baseado no Warcraft 2 foi desde cedo apelidado de “Orcs in Space” pela imprensa, mas este foi um grande sucesso e a Blizzard começou cedo a trabalhar na sua expansão que sairia em Novembro do mesmo ano chamada Starcraft: BroodWar. Foi o jogo mais vendido do ano e ganhou prémio de melhor jogo de estratégia do ano e desde seu lançamento foram vendidas cerca de onze milhões de cópias. Este acabaria por durar por mais do que 10 anos e se tornar um dos jogos mais competitivos de sempre.


 Screen inicial do Starcraft: BroodWar e do Original

O Início

Porquê o Starcraft e o porquê na Coreia do Sul? A Coreia do Sul encontrava-se em recessão nos finais dos anos 90 e por isso havia muitos jovens desempregados na área da tecnologia num País muito virado para isso. O fenómeno do Gaming na Coreia era baseado nas “PC Bangs” (um tipo de LAN) e com o desemprego maioria dos jovens passavam lá maioria do seu tempo e em que o StarCraft era o jogo mais popular.

Os donos das “PC Bangs” começaram a notar que existia uma diferença de skill entre os jogadores e que os mais fracos se reuniam atras dos melhores para ver os seus jogos e perceberam que o Starcraft se poderia tornar num evento para espectadores e ganhar dinheiro com isso. E a Coreia do Sul dava assim os primeiros passos na sua cultura de Gaming.

 
PC Bang com Starcraft

O Fenómeno
Starcraft acabaria por se tornar um fenómeno na Coreia do Sul onde os jogadores se tornam estrelas nacionais com jogos transmitidos nos dois maiores canais de jogos Ongamenet e MBCGame (em que cada um tem sua própria StarLeague) vistos por milhões de fans. Por volta de 2002 os jogadores profissionais começaram-se a organizar em equipas patrocinadas por grandes empresas da Coreia do Sul como Samsung, SK Telecom e KT. Mas todo este sucesso não seria possível sem os grandes jogadores.

 
 Entrada nas Finais da Korean Air OSL 2010

As Estrelas
O crescimento do Starcraft como eSport está ligado ao “Emperor” que é como todos tratam Lim Yo Hwan mais conhecido como SlayerS_`Boxer` que apesar de não ter sido dos primeiros a ganhar os Torneios que davam na TV da Coreia é considerado o pai do Starcraft como eSport. Boxer com a sua dedicação, estilo e criatividade conseguiu cativar milhares de fans. Ganhou duas WCGs, duas OSL consecutivas, foi número 1 do ranking da KeSPA por 17 meses e tem o maior número de vitórias em partidas televisionadas. O seu rival YellOw, também conhecido como ”Storm Zerg” perdendo várias finais contra Boxer ganhando o título de “King of Silver”. Outra das maiores estrelas do Starcraft foi NaDa “The Genius Terran” ganhou 3 vezes a MSL e a OSL também 3 vezes ganhando assim o “Golden Mouse”.

O primeiro Zerg a ganhar uma OSL foi JulyZerg “The God of War” que revitalizou a maneira de se jogar Zerg na altura, este também ganhou a OSL 3 vezes ganhando também assim o “Golden Mouse”.

Todos estes já deixaram de jogar o Starcraft original, Boxer tem agora a sua equipa Slayers no Starcraft II, Yellow é manager de League of Legends, NaDa joga Starcraft II pelos compLexity Gaming e JulyZerg pela equipa StarTale.

Mas outras verdadeiras lendas continuam a jogar o velhinho Starcraft: BroodWar como Bisu, Jaedong e o actual número 1 do ranking, Flash que conta com inúmeros records do mundo como por exemplo ser o mais novo campeão de uma StarLeague e o mais novo vencedor de um “Golden Mouse” como também inúmeros records de win-streaks nos diversos matchups.



Unimpressed Flash memes

Inicio do Fim?

Todas as principais equipas de BroodWar vêem como inevitável a mudança para o StarCraft 2 alguns de seus jogadores já se encontram a treinar para este jogo com a noticia que próxima liga será em formato misto com BroodWar e SC2, irá o BroodWar assim morrer ou conseguirá sobreviver junto com SC2? Se os melhores jogadores trocarem irão eles dominar a scene no SC2? Também não nos podemos esquecer que maioria dos jogadores que estão agora no top do SC2 vieram do BroodWar. O que acham?

E deixo-vos com uma prenda do FirebatHero

Esperamos que tenhas gostado de mais um artigo exclusivo do FRAGlider, continua atento!