E damos como oficialmente terminada a season 3.

Parabéns a todos aqueles que participaram na season até ao fim e em especial especialmente aos Utilpost por terem conquistado novamente o 1º lugar da 1º divisão. Utilpost Bicampeões!

A título de curiosidade, e sem contar com jogos cujas equipas foram afastadas ou desistiram (defaults), foram realizadas mais de 250 horas de jogo efectivo ao longo destes meses, em mais de 300 jogos.

Na dança das promoções e despromoções temos:

Da 2ª para a 1ª – tampk, 3M, FLBB, xpto
Da 3ª para a 2ª – KKnD, sHr, LgZ, eE, HymO, WsN, Wazaa, nR

Devido às desistências ou desclassificações de clãs não existem despromovidos.

(Regras)

Em forma de resumo por divisão –

1ª divisao:

Mais um ano, mais uma season, desta feita a season 3. Fazendo jus ao número da mesma, a luta pelo título de campeão foi a 3. Mindhack, Utilpost e SOG lutaram de forma aguerrida pela primeira posição, protagonizando excelentes confrontos, fazendo o público vibrar nos HLTVs. Na primeira volta, os utilpost destacaram-se, perdendo apenas 1 ponto em 14 possíveis.

Contudo, a season não começou da melhor maneira para eles, tendo empatado 12 12 em de_fraglider com os SOG, numa partida bastante emocionante. Em seguida, iniciaram uma sequência de 12 vitórias consecutivas, tendo vencido por 13 11 os mindhack na última jornada da primeira volta, em dust2. A senda de vitórias seria terminada pelos mesmos mindhack na última jornada da season, impondo uma derrota de 2 13 a uns utilpost talvez já em descompressão.

Os mindhack, por sua vez, terminaram a primeira volta no 3º posto, fruto da já referenciada derrota com utilpost, e de uma derrota por 13 9 com SOG em cpl_fire, com um terrydog extremamente inspirado a liderar os SOG nas frags. Restava aos mindhack redimirem-se na segunda volta, ganhando todos os seus jogos e esperar que utilpost e SOG perdessem pontos. Apenas a primeira parte foi conseguida, “vingando” as derrotas da primeira volta com os adversários directos, os mindhack terminaram a segunda volta apenas com vitórias, ficando-se apesar disso pela 2ª posição.

Os SOG foram a única equipa das 3 que perdeu pontos com uma equipa exterior a este lote. Na 5ª jornada, e fruto de uma defesa pouco consistente em cpl_mill, os SOG perderam 2 preciosos pontos com os XXI. Na segunda volta, os SOG perderam os 2 jogos com os adversários directos, sendo assim relegados para a 3ª posição.

Desta forma, no final da season os Utilpost sagraram-se campeões, com mais 1 ponto que o 2º classificado (mindhack) e mais 4 pontos que o 3º classificado (SOG). Na 4ª posição terminaram os XXI, clan que obteve alguns resultados bastante positivos.

Utilpost Bicampeões!

2ª divisao:

Na divisão de honra do cs nacional, duas equipas destacaram-se na luta pela primeira posição: tampk e 3M.
Na primeira volta, foram essas mesmas equipas que se destacaram, terminando-a só com vitórias, excepto claro no confronto directo onde os tampk venceram 13-4 em de_train.
Na segunda volta, cabia aos 3M tentar recuperar os 2 pontos de desvantagem, o que não aconteceu apesar de terem vencido o jogo da “desforra” em de_fraglider. Os PbK fizeram a vida negra a ambas as equipas, vencendo os tampk por 13-1 e os 3M por 13-7, tendo ainda os 3M averbado uma derrota com os XPTO por 6-13.

Pelos restantes 2 lugares de subida lutaram 4 equipas: UA, PbK, xpto e FLBB. FLBB e xpto conseguiram agarrar os desejados lugares, vencendo a maioria dos confrontos com os adversários directos, e não falhando com as equipas menos fortes. Os PbK pelo contrário, apesar de vencerem os jogos mais difíceis, perderam pontos com equipas teoricamente mais acessíveis, quedando-se a 2 pontos do 4º lugar. Os UA, apesar de obterem alguns bons resultados, mostraram-se demasiadamente inconstantes para uma prova de regularidade.

3A:

Numa divisão que prometia excitantes confrontos, o conceito de “season” veio ao de cima. Inicialmente, como favoritos principais surgiam os zG ( clan cotado como melhor nacional na altura), mas defs, xeno, geeks, kknd e rws poderiam dificultar o seu sucesso. A maioria das equipas tomadas como favoritas, não terminaram a época, revelando falta de resistência e persistência.
Assim, foram recompensadas as equipas perseverantes, entre elas os KKnD, que acabariam por vencer a divisão apenas com 1 derrota (frente aos xeno) e 13 vitórias. Infelizmente 6 destas vitórias foram defaults, o que mostra um pouco o lado mau do panorama do cs português, não retirando de forma alguma mérito aos KKnD pela excelente vitória.
No 2º posto ficaram os rWs, que apesar da óptima época que fizeram, vacilaram no confronto decisivo com os KKnD, perdendo assim a hipótese de lutar pela 1ª posição.
Beneficiando grandemente com as desistências, os ACB conseguiram obter um surpreendente 3º lugar, com 11 vitórias e 3 derrotas.

3B:

A divisao 3B pouco tinha de 3ª. Olhando de relance podiam antecipar-se grandes jogos, nomeadamente entre os potenciais favoritos. Efectuar prognósticos parecia bastante complicado, mas os nomes dos sHr, legendz e midnight surgiam como mais provaveis candidatos à subida. Não podendo no entanto ser descartados ainda os uP, DP e shock.
Os vencedores desta divisao acabaram por ser os sHr, tendo feito uma época irrepreensível, vencendo todos os jogos. O jogo da 3ª jornada, contra os legendz foi provavelmente o jogo que decidiu o vencedor da divisao, onde os sHr venceram em de_cpl_fire por uns renhidos 13-10.
Em 2º lugar ficaram os legendz, que além da já referida derrota com os sHR, perderam outro jogo onde jogaram com 4 jogadores.
Por fim, destaque para a excelente época que os shock fizeram (3º lugar), tendo perdido apenas com sHr e legendz, e empatado com os DP.

3C:

A divisão 3C ficou marcada por um altíssimo número de desistências, o que a tornou um pouco incaracterística. Nesta divisão, os Electronic Empire eram os principais candidatos ao lugar de subida de divisão. K1ck e foxhound pareciam prometer bons confrontos e alguma luta.
Os eE acabariam por dar uma lição de humildade e perseverança ao serem o único top-clan nacional a levar a s3ason até ao final, mesmo estando indiscutivelmente numa divisão fora do seu nível. Assim, os eE terminaram a divisão 3C no 1º posto, sem qualquer derrota, conquistando o direito a um lugar na 2ª divisão da próxima season.
Em 2º lugar terminaram os HymO, que realizaram também uma exemplar season, perdendo apenas no confronto que decidiria o 1º posto: 6-13 com os eE.
Os foxhound quedaram-se pelo 3º posto, tendo perdido apenas os jogos com eE e HymO.

3D:

A divisão D surgia possivelmente como a mais equilibrada de todas as terceiras. Sem ter nenhuma equipa verdadeiramente de topo, tinha várias equipas de nível bastante elevado, que iriam certamente lutar até ao fim pelos primeiros lugares. Os mauz eram considerados os principais candidatos ao 1º lugar, seguidos de nomes como Who’sNext (WsN), Evil.inside ou Gurcas.
Destas equipas, foram os WsN a segurar o primeiro posto, mostrando-se extremamente fortes em todos os confrontos com os mais directos rivais. Terminaram a época apenas com 2 derrotas, cedidas apenas após terem assegurada a subida de divisão.
Os GrC conseguiram agarrar a 2ª posição, também com uma excelente panóplia de resultados, vacilando apenas no confronto directo com os WsN.
Os DoG asseguraram o título de equipa surpresa da divisão, conseguindo o 3º posto desta, vencendo 10 jogos.

3E:

Esta era a divisão (de todas as 3ªs) com menos equipas de topo nacional, dando assim hipóteses a outras equipas de lutar pela subida à 2ª divisão. À primeira vista, e sem qualquer discussão, os favoritos seriam os exotic dada a sua qualidade comparativamente às outras 13 equipas. Como passíveis de lutar pela 2ª posição surgiam talvez os nomes dos TEK, sexy.alpha ou wazaa (sendo os restantes clans relativamente desconhecidos).
Inicialmente destacaram-se pelos resultados positivos 3 clans: exotic, wazaa e aeminium.
Os exotic acabariam por desistir da season 3, deixando o primeiro lugar disponível para outra equipa. Os wazaa agarraram este lugar e não mais o largaram, tendo concluído a season apenas com vitórias, mostrando-se coesos e organizados na maioria dos seus jogos. Sagraram-se assim justamente vencedores da divisão 3E, conquistando o tão almejado lugar de subida.
Em 2º lugar ficaram os No Remorses (nR), que tendo começado da pior maneira a season, conseguiram realizar depois uma magnífica sequência de 8 vitórias consecutivas, terminando assim no 2º posto.
Em 3º lugar ficaram os aeminium, clan que realizou alguns jogos bastante interessantes, falhando nos jogos decisivos, perdendo por 1 round frente aos wazaa, e empatando frente aos nR.